Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

18 de setembro de 2014


PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA - 19 À 21 DE SETEMBRO




Maracatu Truvão completa 10 anos


Os encontros são marcados por alegria e descontração. Foto Coletivo Aura


Atividades descentralizadas irão marcar a trajetória do grupo


      O Maracatu Truvão completará 10 anos de história em setembro de 2014. Para comemorar, o grupo porto-alegrense realizará atividades gratuitas e itinerantes, passando pelos bairros Restinga, Mário Quintana e Centro, em Porto Alegre, além de circular pelas cidades de Osório, Alvorada e São Leopoldo. O marco destas comemorações será no próximo dia 21 de setembro, domingo, às 16h, na Redenção, quando ocorrerá o Arrastão do Truvão, com concentração perto da Cancha de Bocha.
      Entre as atividades estão oficinas e apresentações, que ocorrerão entre os meses de agosto e dezembro. Todas as ações têm entrada franca (confira programação em anexo). O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do governo do Rio Grande do Sul (FAC-RS).
Sobre o grupo
      O Maracatu Truvão é formado por um grupo de pessoas unidas pela vontade de tocar e dançar o maracatu e pela admiração e respeito às culturas populares e aos seus protagonistas. Sua atividade básica é aprender essa tradição diretamente com aqueles que a mantêm, os mestres e batuqueiros das nações pernambucanas, e difundi-la por meio de apresentações regulares e de oficinas. É parte da história do grupo, além da prática da música e da dança dessa manifestação, o ensino e a promoção do diálogo cultural entre os dois Estados.
Sobre as atividades
      Em Porto Alegre, as atividades ocorrerão nos bairros Restinga, Mário Quintana e Centro. Na cidade de Osório, o Truvão se unirá ao Maçambique de Osório durante a festa de Nossa Senhora do Rosário e, em São Leopoldo, realizará uma apresentação a alunos de uma escola pública.
      Ainda, em Alvorada, o Truvão levará uma oficina para a ONG Nação Periférica, com a presença de mestres de Recife. Essa atividade permite a capacitação e a formação de educadores e pessoas ligadas a diferentes práticas culturais e também promove a experimentação de alunos iniciantes.
      As atividades estão sendo levadas a grupos e locais com os quais o Maracatu Truvão já tem uma história prévia e/ou que desenvolvem trabalhos de pesquisa do maracatu. Deste modo, o projeto fortalece o diálogo cultural estabelecido nos 10 anos de existência do grupo, por meio da valorização dos envolvidos, mostrando posição ativa de defesa e promoção das diversas formas de nossa cultura.

O que é maracatu?

      O maracatu é uma manifestação cultural que há mais de 300 anos é vista nas ruas do Recife durante o Carnaval, sendo considerada uma belíssima mistura de música, ritmo e dança. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, se caracteriza por ser uma mistura das culturas africana, indígena e europeia. Além disso, é formado por uma orquestra de percussão – que inclui instrumentos como tarol, ganzá, agbê, gonguê e alfaias – e vem acompanhado de um cortejo real, no qual os participantes, vestindo fantasias, fazem saudações aos orixás, em meio a reis, rainhas e princesas. Por isso, pode-se dizer que o maracatu também é dança, dramatismo e religiosidade.

Acesse: 
 http://www.maracatutruvao.blogspot.com.br

https://docs.google.com/file/d/0B0LoDXRrb-U7RGdRblNOenBTeUk/edit



ESPAÇO IMPROVISO



MEME Santo de Casa19 de setembro – sexta-feira – 21h

Ingressos: R$16,00 (50% de desconto para idosos, classe artística e estudantes)



Por mais um ano, o Espaço improviso integra a programação cultural no 21º Porto Alegre em Cena.  Durante o festival este espaço se abre aos artistas presentes na cidade que estão participando do festival e a mistura se torna ainda mais rica. Não é necessário ter vivência artística prévia e qualquer manifestação é bem-vinda, seja por meio do corpo, da voz, de um instrumento musical, da escultura, da pintura, da fotografia, do vídeo e/ou da escrita.




MEME Santo de Casa Estação Cultural

Rua Lopo Gonçalves, 176

Cidade Baixa – Porto Alegre – RS

Fone: 51 30192595

E-mail: centromeme@centromeme.com.br










Lorquianas – 15 anos

Espetáculo de música, dança e poesia



Passados 15 anos da estreia do espetáculo que fazia uma releitura da obra poética e musical do poeta andaluz Federico García Lorca, as cantoras Vanessa Longoni, Simone Rasslan, a bailarina de flamenco Silvia Canarim e a professora de língua e cultura espanhola Denise Baptista realizam uma única apresentação para comemorar esse aniversário. O evento ocorrerá na Casa de Teatro de Porto Alegre (Rua Garibaldi, 853) no domingo, dia 21/09, às 19h.

LORQUIANAS ficou em cartaz de 1999 a 2001 em diversos teatros e espaços da capital e do interior. De 99 a 2000, em formato mais intimista e, em 2001, em versão para Teatro sob a direção de Roberto Birindelli. LORQUIANAS realiza uma ampla viagem pela obra poética e musical de García Lorca, apresentada através de canções, poemas recitados e coreografias. Foram selecionados textos mais representativos das diversas fases da produção do poeta – desde os primeiros trabalhos como “Poema del Cante Jondo” (1921), “Primeras Canciones” (1922), “Romancero Gitano” (1924-27) até as últimas publicações como “Poeta em Nueva York" (1929-30) e “Diván del Tamarit” (1933).

As canções são interpretadas por Vanessa e Simone Rasslan, que também é responsável pelo acompanhamento ao piano, pelos arranjos e pela Direção Musical. Ao longo do espetáculo, a bailarina de Flamenco Silvia Canarim, interpreta diversas coreografias, toca cajón e castanholas.

Toda a apresentação é “costurada” pela recitação de poemas do autor espanhol, que vão conduzindo o espectador. Os trechos foram selecionados e serão recitados pela professora de espanhol Denise Baptista, idealizadora do projeto.



Ficha Técnica e elenco:

Direção Musical: Simone Rasslan
Voz: Vanessa Longoni
Seleção e recitação de textos: Denise Baptista,
Coreografias, castanholas e cajón: Sílvia Canarim
Piano e voz: Simone Rasslan


Telefone para contato/produção:
51-8246-4045 (Silvia)


 
O que: Apresentação comeorativa dos 15 anos do espetáculo LORQUIANAS.
Onde: Casa de Teatro de Porto Alegre
End.: Rua Garibaldi, 853 – Tel.: 51-3029-9292
Data: 21/09/14
Horário: 19h


 
Fotos: Amauri Fausto

Mais sobre Lorquianas:

A atividade mais importante na vida de Federico García Lorca, depois da literatura, foi a musical. Em 1931, ele harmonizou para piano várias canções populares espanholas, que foram editadas em discos gramofônicos e alcançaram, com essa versão, uma popularidade extraordinária. Essas canções foram interpretadas pela bailarina de Flamenco e cantora espanhola La Argentinita, acompanhada pelo próprio Lorca ao piano.
Inspirado nessa compilação, o espetáculo LORQUIANAS foi originalmente pensado como um recital para piano, voz e dança para ser apresentado durante a programação do evento TOTALMENTE ESPANHA, organizado pelo Núcleo de Divulgação da Cultura Espanhola do Centro Cultural El Patio de Porto Alegre em 1999 como uma homenagem ao poeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário