Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

28 de novembro de 2014

PROGRAMAÇÃO DE FINAL DE SEMANA - 28 À 30 DE NOVEMBRO





ESPETÁCULO SALÃO GRENÁ
ESTRÉIA DA COMPANHIA MUNICIPAL DE DANÇA  


Os ingressos estão disponíveis para retirada no Centro Municipal de Dança (Av. Erico Veríssimo,307), das 9h às 12h e das 14h às 18h.



Grená é cor. Uma cor que deu o tom para muitos salões que se distinguiam dos demais por sua atmosfera de sedução inebriante, envolvente, convidativa. Um salão avermelhado. Um espaço revestido de memórias e desejos. Um espaço para bailar, para se permitir o que fora dele era proibido. Assim se firmou o imaginário de um salão grená, que aparece nas canções de Carlos Galhardo ou Gonzaguinha, que também remete à histórica montagem de Irene Brietzke, em 1980, ou aos tradicionais clubes dançantes de Porto Alegre como os famosos A Bailanta ou Floresta Aurora. Salão Grená também foi um antigo programa da Radio Tupi do Rj, na década de 1960, quando enchia a madrugada de poesia e romance, ao som de boleros, tangos e serestas. Nosso Salão Grená é esse espaço onde se projetam danças e sonhos. Um salão por vezes esquecido e empoeirado por onde se empilham cadeiras e lembranças e promessas, onde os corpos dançantes promovem encontros e movimentos inesperados. Um salão que se reveste de passado, reinventa o presente e projeta o futuro repleto de momentos e nuances possíveis que se prolongam para além da noite e das melodias. Um convite para fazer bailar pensamentos e emoções. Afinal a cidade é o palco desse grande baile!



Informações: 3289.8063.








2º ENCONTRO ESTADUAL DE DANÇA DO RIO GRANDE DO SUL



O Encontro Estadual de Dança do Rio Grande do Sul surgiu a partir de um diálogo da Coordenação de Dança do Instituto Estadual de Artes Cênicas com diversas entidades do setor, que resultou na realização do 1º Encontro, em outubro de 2013, organizado em parceria com representantes dessas entidades. Essa parceria se repete nesta  2ª edição, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de novembro, na Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural Érico Veríssimo, Praça da Alfândega e Parque Farroupilha.

O Encontro é uma das demandas do Plano Setorial de Dança do RS, buscando ser um espaço de diálogo entre artistas, produtores, professores, estudantes, coreógrafos, diretores e gestores, bem como apresentar ao público a diversidade da produção do estado. O Plano, documento criado pelo Colegiado Setorial, será lançado no primeiro dia do encontro.

Com o objetivo de contemplar a abrangência da produção, a programação contará com apresentações de escolas, grupos de formação, universidades, companhias e grupos amadores e profissionais. Este ano, teremos a inclusão de seis grupos de habilidades mistas. Com o intuito de promover o debate, serão realizados dois seminários tendo com temas “Formação e mercado de trabalho” e “Representatividade e políticas públicas”. Ocorrerá também a oficina "Iniciação a Elaboração de Projetos Culturais”, reunião do Colegiado Setorial, intervenções em espaços alternativos na rua e na Casa de Cultura Mário Quintana. O Centro Cultural Érico Veríssimo também receberá parte da programação, toda gratuita.








OFICINA CORPO HORIZONTAL









ESPETÁCULO CONTOS E DANÇAS DO LESTE








ESPETÁCULO ESPÍRITO DA DANÇA



Nenhum comentário:

Postar um comentário